Vista privilegiada de Santiago do Chile e os Andes
0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O brasileiro vem cada vez mais procurando viajar, conhecer novos lugares e culturas. Por isso que nós preparamos um roteiro em Santiago para você conhecer as belezas da capital rodeada pelos Andes.

Lembrando que nossos roteiros são apenas dicas para você aproveitar o melhor da cidade.

Iniciando o roteiro em Santiago

Santiago, e tudo o que há em seu entorno, varia de acordo com a estação do ano. É possível fazer as visitas do Verão no Inverno e vice e versa? Sim, sem dúvida são possíveis. Porém a experiência muda e muitas vezes não serão completas.

Ao começar o seu roteiro, saiba que: você irá querer voltar ao país, isso é certo.

A capital nos Andes será sua porta de entrada no Chile. Independente se o seu destino será o Atacama, Patagônia chilena, os vinhedos, etc. Por isso vale super a pena fazer um “roteirinho”.

  1. Santiago Histórica;
  2. As paisagens de Santiago;
  3. Os Vinhedos;
  4. Roteiro de Verão ou Inverno;
  5. Santiago Moderna.

Dia 1 – Santiago Histórica

Chegamos ao nosso destino, hora de pegar o caminho do aeroporto para o seu hotel.

=> Conheça os melhores hotéis em Santiago do Chile

Malas desfeitas, um pequeno descanso por conta das horas de avião (3h30 saindo dos principais aeroportos do Brasil) e bora conhecer o Chile.

Primeiro lugar para se ir, e isso é uma dica mundial: centro.

Centro Histórico de Santiago

Museus, culturas, história e boa comida. Seu dia ficará completamente preenchido ao visitar o centro histórico de Santiago.

Começamos por um ponto político muito importante para o país. A Plaza de Armas, erguida em 1541 para exercícios militares é um marco para a cidade. Hoje a praça virou um ponto de encontro, tanto para turistas quanto para os moradores a cidade.

A estrutura é muito interessante e a cada dois dias ocorre a troca de guarda:

  • De segunda a sexta – 10 horas da manhã;
  • Fins de semana – 11 da manhã.

Em 2020 a troca ocorrerá em dias ímpares nos meses de janeiro, março, junho, julho, setembro e outubro;

E dias pares nos meses de – fevereiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro.

Plaza de Armas (Foto: Mário Barros)

Se você optar por visitar a praça no período da noite, mesmo não vendo a cerimônia, vale muito curtir e conhecer mais da história de Santiago. Ela fica toda iluminada e os bares a sua volta trazem mais vida e diversão a região.

Próximo à praça, alguns minutos de caminhada, está o Palacio de La Moneda, sede da presidência chilena. Uma curiosidade é que em 1973 a estrutura foi bombardeada por movimentos contrários ao governo ditatorial de Pinochet.

Palazio de La Moneda – Santiago

Mercado Central de Santiago

Ainda no centro histórico está o principal ponto de culinária e dos costumes locais. O Mercado Central de Santiago. O prédio foi construído em 1871 e declarado monumento histórico em 1984. Apenas ele valeria a visita. Sua arquitetura, os detalhes e o material usado é incrível.

Mercado Central (Foto: Mário Barros)

Porém, seu interior é ainda melhor. As bancas dos mais variados frutos do mar, peixes, frutas, verduras e até mesmo artesanatos fazem você não saber onde olhar. Vale super a pena levar uma lembrança logo no primeiro dia.

Os restaurantes são ótimos e sentar para almoçar é sentir o clima da cidade e como ela funciona no dia-a-dia. Mas, se você quer provar a centolla, o famoso caranguejo gigante do pacífico, o Mercado Municipal talvez não seja a melhor escolha. Apesar de muito bem preparada, os valores não são tão compensatórios.

Para conhecer as principais comidas chilenas, por região! Clique aqui.

Endereço: San Pablo, Santiago, Región Metropolitana, Chile.

Metrô: Estação Puente y Canto;

Horários: de Segunda a Quinta das 6h ~17h;

Sexta das 6h ~20h;

Sábado das 6h ~ 18h;

Domingo 6h ~ 17h.

A apenas 700m (8 minutos de caminhada) do Mercado está localizado o Museo de Arte Precolombino. Sendo totalmente reconfigurado após o terremoto em 2010 o museu está com um acervo incrível. O investimento em alta tecnologia também foi alto e a experiência fica ainda mais completa.

Separados em salas, a têxtil é um show à parte, não pela aparência ou tecnologia, mas sim a história que a mesma carrega. Datadas de 900 a 1400 D.C,a carga histórica fica para as peças datadas do ano 100 D.C!

Museu de Arte Precolombino – Chile (Foto: Wikimedia)

Primeiro dia é de história não tem jeito, caso você goste, é claro. Como citamos anteriormente os passeios são apenas uma sugestão de Brasileiros para brasileiros. Você pode encaixar a maioria das dicas nos dias que quiser.

Casa de Pablo Neruda em La Chascona

Continuando na história chilena é hora de conhecer um importante ícone do país, Pablo Neruda, um importantíssimo poeta e diplomata. Após seu falecimento, suas casas foram transformadas em museus.

Localizadas em La Chascona em Santiago, La Sebastiana em Valparaíso e Isla Negra em El Quisco são extremamente interessantes.

A da capital chilena foi onde Pablo viveu até o fim de sua vida em 1973.

Por ser um diplomata e uma pessoa pública, Pablo adquiriu diversos objetos do mundo todo. Visitar suas casas é viver a história, não só do Chile, mas mundial. Para quem aprecia a arte é um passeio indispensável.

Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia, Santiago.

Metrô: Estação Vicente Valdés (com 21 minutos de caminhada saindo do metrô a recomendação é utilizar os apps de veículos ou ônibus, linhas – 505, 508, 514, 307, 307e).

Casa de Pablo Neruda – Santiago (Foto: Site Oficial Fundación Neruda)

Dia 2 – As paisagens de Santiago

Segundo dia para conhecer a capital chilena e seus arredores. Quem precisou ir para o seu destino ou voltar para casa, já está a caminho. Para quem ficou, hora de incrementar mais ainda o roteiro em Santiago.

Cerro San Cristobal

Começamos o dia/ou finalizamos, depende do seu gosto, ambas as vistas são incríveis, no Cerro San Cristobal.

Estando a 800 metro de altura o Cerro é o passeio perfeito para curtir a vista da cidade e ver como ela se mistura a Cordilheira dos Andes. Para subir na colina, é possível utilizar um funicular ou o teleférico já que é quase 1 Km de caminhada. Ambos transportes deixam tudo mais divertido e menos cansativo.

O cerro fica localizado dentro do Parque Metropolitano e você pode curtir o dia por lá, principalmente nos dias verão. O Parque conta com piscinas e até mesmo um zoológico.

No topo da colina você irá encontrar a estátua de La Imaculada Concepción que vale muito a visita.

Se você decidiu fazer uma visita no parque pela manhã, para almoçar um ótimo lugar é o shopping próximo, o Pátio Bellavista. É super charmoso e além de comer vale a pena dar uma olhada nas lojas.

Para quem deixou para ver o pôr do sol no Cerro, a dica é voltar ao centro da cidade pela manhã, curtir a arquitetura, fazer um Free Walking Tour (programa muito comum nas grandes capitais, onde um local ou morador da cidade apresenta seus principais pontos, e ao final do passeio você paga o valor que sentir no seu coração).

Cerro San Cristobal – Santiago (Foto: Instagram oficial do Parque Metropolitano)

Ao ver o pôr do sol a sugestão continua a mesma, o Patio Bellavista a noite é um charme também com suas luzes e lojas.

Patio Bellavista

Endereço: Constitución 50, Providencia, Región Metropolitana, Chile.

Horários: de Domingo a Terça das 10h ~02h;

Quarta das 10h ~03h;

Quinta, Sexta, Sábados e Véspera de feriados das 10h ~ 04h;

Parque Metropolitano e Cerro San Cristóbal

Endereço: Pío Nono 450, P 2, Recoleta, Región Metropolitana, Chile

Metrô: Estação Baquedano ou Salvador – Mais uma caminhada de mais ou menos 10 minutos;

Entradas/Horários Teleférico:
Horários do Teleférico (Fonte: Site Oficial do Parque Metropolitano)
Entradas/Horários Funicular:
Horários Funicular (Fonte: Site Oficial do Parque Metropolitano)

Dia 3 – Os Vinhedos

Agora você viu e sentiu as belezas da capital chilena, é hora de conhecer o que tem ao seu redor. E já vamos começar logo de cara com a principal fama do país.

Não é segredo para ninguém que o Chile, assim como a Argentina, é conhecido por seus vinhos. Então é a hora de conhecer às maravilhosas e deliciosas vinícolas!

Estando a cerca de 40 minutos de carro da cidade, o Valle del Maipo é composto pelas vinícolas mais famosas do país.

Concha y Toro 

Sem dúvida a mais conhecida das vinícolas chilenas e possui um esquema de visitação extremamente profissional. Para você que não entende muito bem o Espanhol, a vinícola conta com tours guiados em Português. Os pacotes são bem variados e você consultar clicando no site oficial que linkamos no começo do parágrafo.

Concha y Toro (Foto: Instagram Oficial Concha Y Toro)

Pérez Cruz 

Tendo um foco muito maior na produção de vinhos tintos, a Pérez Cruz é uma vinícola relativamente nova e pequena. Relativo pois sua produção é de 720 mil litros por ano e seu nascimento é datado no ano de 2001.

Mas o tour é incrível e você pode acompanhar o trabalho de todos durante a visita. Desde as abelhas que deixam as flores mais vivas para termos uma paisagem maravilhosa quanto o próprio enólogo, responsável pelos estudos e trazer o melhor sabor para o Pérez Cruz.

Saiba mais no site oficial linkado no título.

Se você gosta mais dos vinhos de uva verde, vale a pena visitar Casablanca. Estando a 1 hora de carro de Santiago o vale é especialista na produção de vinhos brancos.

Conheça a Casas del Bosque, uma das vinícolas mais famosas da região. Por lá irá encontrar restaurante e até um hotel.

Se você procura um lugar muito mais tranquilo, com uma vista maravilhosa e espumantes deliciosos, Viñamar é o lugar certo. Fica a dica para quem quer ter um passeio tranquilo e curtir seus vinhos aproveitando a varanda disponibilizada para os visitantes.

Vale a dica: Como citamos lá no começo, o turismo em Santiago e região muda de acordo com a estação. Para ter a melhor experiência com os vinhedos, recomendamos o mês de março. O final do Verão é quando as videiras estão mais vivas e pronta para a colheita.

Valle Casablanca (Foto Tripadvisor)

=> Conheça os vinhedos do Chile sem se preocupar com os horários, alugue seu carro.

Dia 4 – Roteiro de Verão ou Inverno

De volta a Santiago, mas agora dividiremos nossos caminhos. Tudo irá depender da estação do ano.

Se estivermos no Inverno vamos conhecer as montanhas e o Valle Nevado. Em caso de Verão é hora de ver de perto a costa do Chile e se banhar nas águas do Pacífico.

Viña del Mar e Valparaíso

Depois de conhecer o Valle del Maipo, pingamos de volta para Santiago, mas só para o merecido descanso. É hora de curtir os arredores da capital chilena mais um pouco.

Se você estiver no país entre os meses de dezembro a março, Valparaíso e Vinã del Mar são paradas obrigatórias no seu roteiro. O caminho de Santiago para essas cidades costeiras é lindo. Se você optou para conhecer o Valle del Maipo, mas ficou com vontade de conhecer Casablanca, agora é o momento perfeito.

Vale de Casablanca, citado anteriormente, fica no caminho entre Vinã del Mar e Valparaíso, é o momento perfeito para você experimentar os maravilhosos vinhos brancos. São 25 vinícolas e logo no começo você irá encontrar a maior delas.

Veramonte foi a primeira vinícola no Vale, nascida em 1998. Seus vinhos vão desde o ultra premium até os de dia a dia, vale muito a pena conhecer.

Continuando o caminho, chegamos nas cidades costeiras. Logo de cara você irá encontrar muito charme. Como ambas cresceram nos últimos anos, é quase imperceptível saber quando você “cruza a fronteira”.

Valparaíso foi a primeira capital chilena, sendo assim a cidade é muito movimentada e cheia de vida. Se você não tiver com alguns guias saindo de Santiago, você pode aproveitar os Free Walking Tours espalhados pela cidade. Entre 1h30 a 2h de passeio os locais irão te mostrar os mais diversos e interessantes pontos da cidade, como por exemplo, o maior porto do Chile, que tem como principal exportação os vinhos.

Valparaíso (Foto: Unsplash)

Valparaíso também conta com diversos passeios culturais entre eles mais uma casa de Pablo Neruda. Estando em La Sebastiana a casa conta com diversos artefatos do mundo todo. Em Santiago virou principalmente uma biblioteca já que todos os livros, das 3 casas do poeta, foram trazidos para a capital.

Casa de Pablo Neruda La Sebastiana Valparaíso –

Endereço: Ferrari 692, Valparaíso.

Horários: de março a dezembro – Terça a Domingo das 10h ~18h;

Janeiro a fevereiro – Terça a Domingo das 10h ~19h

Viña del Mar é muito charmosa. Conhecida como A cidade jardim, Viña é maravilhosamente linda com suas flores, jardins e dunas, com direito a passeio de bugue para quem é mais radical.

Vale super a pena conhecer ambas as cidades em 1 dia, mas se você é do tipo que gosta do clima de cidades praianas, ama andar e descobrir novos lugares, passe uma ou duas noites na região. Você não irá se arrepender.

Viña del Mar – Chile (Foto: Mário Barros)

=> Não deixe de postar suas fotos por falta de internet, garanta a melhor conexão

Valle Nevado

Chegamos ao inverno, os meses mais frio do ano. Se você estiver viajando pelo Chile entres os meses de junho a agosto, precisa aproveitar os passeios de neve. E nada melhor que conhecer a neve na cordilheira do Andes.

O Valle Nevado fica a 65,7 Km (cerca de 1h30 de viagem) de Santiago e é um espetáculo. Sendo uma das melhores estações de ski da América do Sul.

Mas antes do ski, vamos iniciar os passeios de neve no Parque Farellones, estando na mesma montanha do Valle Nevado o parque é perfeito para quem está com criança ou não é tão aventureiro para fazer um esporte radical.

Por lá você encontra diversas atrações como tirolesas, boias para deslizar na neve, dentre outras atividades.

Mas se você sabe esquiar ou quer aprender, é hora de subir a montanha. Com suas mais diversas pistas, do iniciante ao profissional se diverte por lá.

Se você quer visitar o Chile no Inverno conhecer as principais pistas de ski e mais passeios clique aqui e conheça as 5 dicas para aproveitar o inverno no Chile.

Valle Nevado – (Foto: Site Oficial Valle Nevado)

Dia 5 – Santiago Moderna

De volta à capital, agora para curtimos o último dia de viagem. É um gosto mais pessoal do autor, porém fica como uma dica para você.

No último dia de viagem, esteja na cidade e aproveite ela. Visitar os arredores da cidade sem dúvida é incrível e precisa estar no seu roteiro em Santiago, mas no último dia aproveite livremente.

A rua da Bandera é um ótimo lugar para começar. Sendo antes apenas um túnel para carros a prefeitura um dia fechou e a transformou em uma passagem de pedestre. A rua é, literalmente, repleta de artes, do artista Dasic Fernández.

O lugar é perfeito para fazer fotos.

Calle Bandera – Santiago (Foto: Instagram oficial do artista Dasic)

Após belas fotos, é hora de subirmos ao Cerro novamente, mas agora o de Santa Lucia, onde a cidade começou a ser construída. Curtir a vista da cidade em Santiago é quase uma lei, não cansa ver a cidade se misturando a Cordilheira dos Andes. O parque é repleto de pessoas, não apenas de turistas, mas também dos moradores da cidade que vão curtir um tempo com a natureza e admirar a paisagem.

Cerro Santa Lucia – Santiago (Foto: Mário Barros)

Bairro de Lastarria

Ao descer o Cerro, basta caminhar pela calle, Padre Luis de Valdivia e você irá chegar no Bairro de Lastarria.

Se você gosta de um clima boêmio, é clima ideal para curtir no 5º dia de viagem. Visite a calle Jose Victorino Lastarria. Sendo uma das principais ruas do bairro, ela possui uma alta concentração de cafés, bares, restaurantes galerias, museus e até um cinema de rua.

Continuando o roteiro em Lastarria está a Calle Mercedes, por lá você irá encontrar o Parque Florestal onde fica o Museu de Belas Artes e o Museu de Arte Contemporânea.

O bairro é tomado por muito cultura e uma excelente gastronomia, parada obrigatória na cidade.

Bairro de Lastarria – Santiago (Foto: Pinterest)

Para finalizar com chave de ouro e ter uma visão do pôr do sol e ver Santiago em 360 graus, você precisa ir ao Sky Costanera. Sendo o maior prédio da América Latina com uma altura de 300 metros, o Costanera permite a subida em seu último andar para ter uma vista completa da cidade.

Não tem o charme dos Cerros, mas é a melhor vista que a modernidade pode proporcionar.

Experimente subir quando o sol estiver se pondo, vale super a pena.

Sky Costanera –

Endereço: Av. Andrés Bello 2425, Providencia, Región Metropolitana, Chile.

Horários: de Segunda a Sexta das 11h ~20h;

Sábado e Domingo das 11h ~20h;

      Feriados 11h ~ 20h;

Vista do Sky Costanera (Foto: Mário Barros)

Chegamos ao final da nossa viagem em Santiago, uma das cidades mais incríveis da América Latina, sem dúvida.

Conta para a gente nos comentários o que você mais gostou do roteiro em Santiago. Se você já foi, comente sua experiência, dicas de viajantes são sempre bem vindas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here