Deserto do Atacama - Chile
0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Como passar dias em um lugar que é apenas uma extensão de terra vazia, com diversos cactos espalhados? É aí que você se engana. Um roteiro no Atacama é essencial para você conhecer as belezas naturais que o deserto mais árido do mundo reserva.

Antes de começar o passeio separamos algumas dicas muito importantes para o passeio ser mais agradável:

  • Use tênis confortáveis. No Atacama se anda muito! Seu corpo irá agradecer. Quanto mais confortável melhor.
  • Durante o dia o calor é intenso no deserto, então use roupas leves (a melhor época para ir ao deserto e evitar os 40ºC de dia é ir ao inverno onde as máximas chegam a 20ºC)
  • Hidrate-se! Garrafa d’água sempre junto a você.
  • Use boné e óculos escuro.
  • Protetor Solar, mesmo no inverno!
  • Mochila. Mas leve apenas o necessário, comidas leves e rápidas irão matar sua fome e não vão fazer mais peso nas suas costas.

Roteiro no Atacama: Dia 1

Valle de la luna

Depois de longas horas até chegar no Atacama, comece o roteiro pelos lugares mais próximos. Como terá mais dias pela frente, nada mais justo que um local menos cansativo.

Por ser o ponto turístico mais tradicional da cidade, a maioria dos guias sugere iniciar por ele. A 10km de distância do Centro de San Pedro de Atacama, está localizado o Valle de la Luna estando próxima a Cordilheira de Sal. Sim, é composto por sal, gesso e argila, devido ação da chuva e dos ventos.

As opções para chegar até o Vale são: de carro ou agência de turismo. A dica que podemos dar é, contrate uma agência de turismo. Ter alguém para te guiar é fundamental para ter as melhores informações do local e segurança na hora da visita. Se você preferir pode pedalar até o Vale, bem diferente do convencional. Há várias trilhas no caminho, podendo parar e admirar a vista, cavernas e formações geológicas.

Fiquei até o Pôr do Sol, vale muito a pena.

Preço: 3 mil Pesos*

Valle de La Luna – Atacama – Chile (Fonte: Wikimedia commons)

Valle de la Muerte

Chegamos ao Valle de La Muerte apesar do nome forte a vista é deslumbrante. No top tem um mirante, ao alcançá-lo é possível contemplar toda a beleza da região. Uma das atrações no Valle de La Muerte é o sandboard, mas dinâmica do seu irmão de neve, o snowboard, mas nas areias do deserto. Um esporte que nós temos aqui no Brasil, mais praticado na região Nordeste.

Com muitas rochas e dunas, também terá o privilégio de ter a vista do vulcão mais famoso da cidade, o Licancabur.

O preço para conhecer o Valle de la Muerte é de 3 mil Pesos*. Você pode ir de bike ou até a pé, pois o Vale fica a apenas 2 Km da cidade.

Valle de la Muerte – Atacama – Chile (Fonte: Wikimedia Commons)

Roteiro no Atacama: Dia 2

Gêiseres Del Tatio

Hora de começar o segundo dia do nosso roteiro no Atacama.

Iniciamos nos Gêiseres Del Tatio. Localizado a 90 km ao Norte de Atacama, tem como evento, observar os vapores saindo das crateras. É realmente incrível de se ver.

Águas quentes fazem algo que nós sabemos muito bem, e no Atacama não é diferente. O Termas de Puritama é uma composição de várias piscinas com águas naturais e mornas para você tirar um lazer e descansar.

=> Mantenha-se conectado até no deserto do Atacama, clique aqui e garanta seu chip

Gêiseres Del Tatio – Atacama – Chile (Fonte: Chile.Travel)

Pukará de Quitor

Retornando para cidade, não deixe de visitar o sítio arqueológico Pukará de Quitor. Uma atração bem popular entre os turistas na cidade. No caminho da trilha até chegar no ponto mais alto, verá belas arquiteturas, formato de uma fortaleza e moradias feitas de pedras há mais de 1.000 anos.

Existe o passeio de 30 minutos, para conhecer as ruínas e o de 2h que é muito mais completo e lhe mostra todo o local. O valor do bilhete está saindo por 3 mil pesos*.

Pukará de Quitor – Atacama – Chile (Fonte: Wikimedia Commons)

Roteiro no Atacama: Dia 3

Salar de Tara

É um passeio mais distante de San Pedro de Atacama. São exatos 140 km ao Sul. Localizado na reserva do Parque Nacional Los Flamencos, é considerado a vista mais bonita do deserto. A mistura de montanhas, formações rochosas, dunas, fauna e flora formam a vida do deserto.

O tour é feito pela manhã e toma o dia todo.

No retorno a cidade, descanse no Lago Cejar. Estando mais próximo, a 25 Km, é ótimo para melhorar e relaxar nas águas salgadas.

=> Garanta seu seguro viagem para enfrentar as aventuras do Deserto, clique aqui

Salar de Tara – Atacama – Chile (Fonte: Wikimedia Commons)

Roteiro no Atacama: Dia 4

Vulcão Lascar

Sendo um dos principais vulcões da região, junto com o Licancabur, o Lascar é um dos grandes passeios no Atacama. Para chegar até ele é preciso enfrentar uma estrada de mais ou menos 2 horas. A vista é incrível, e só de ver um vulcão traz uma sensação de respeito, receio, mas muita admiração.

É impossível chegar no topo do vulcão no mesmo dia, mas durante certos trajetos podemos parar e aproveitar a linda vista do deserto.

Vale lembrar que é importante procurar uma agência ou um guia de viagem para fazer essa trip. Com a natureza não se brinca e precisamos ter a maior segurança possível em um vulcão.

Vulcão Lascar – Atacama – Chile (Fonte: Wikimedia Commons)

Roteiro no Atacama: Dia 5

Reserve o último dia para conhecer os museus da cidade, pontos históricos e até mesmo para fazer compras.

Começa o dia conhecendo o Museu de Meteorito. Um dos mais visitados da cidade e conta sobre sistema solar e, claro pelo nome, os meteoros. Depois visite o Museu Gustavo Le Paige. Lá você verá a história dos povos que habitavam San Pedro de Atacama, as culturas e as aldeias da região.

=> Tenha as melhores hospedagem no Deserto mais árido do mundo

Não deixe de conhecer as capelas da cidade, as antigas estruturas carregam muito história nelas. E para finalizar, vá até a Vila dos Artesãos para garantir uma lembrança local dessa viagem incrível.

Vila dos Artesãos – Atacama – Chile (Fonte: Dicas Chile)

Nada mais surreal que descobrir as maravilhas de um deserto, não é mesmo?

Pode ter certeza de que um roteiro no Atacama não irá te decepcionar. Prepara para tirar muitas fotos, mas também foque seu olhar em tudo, não a nada melhor do que admirar tudo o que a Terra tem a nos oferecer.

*os valores mencionados podem sofrer alterações de acordo com o período, ano e data de sua viagem.

Se você já curtiu o deserto do Atacama conte nos comentários, se não, saiba que vale muito a pena. Já prepare a sua mala e garanta sua passagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here