Brunei
Grande Mesquita de Omar Ali Saifuddin
0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A VERDADE SOBRE BRUNEICertamente você encontrou esse post porque está de malas prontas para Brunei ou está na dúvida entre incluir ou não o país no seu roteiro, não é mesmo? Seja qual for o motivo da sua pesquisa não deixe de ler esse artigo! Entenda como é o país e o que você irá encontrar lá.

Brunei é um país chato e não tem vida. Foi isso que ouvi de outros viajantes e li em blogs de viagens sobre o país. Mas, será que é isso mesmo? Decidi ir lá e tirar as próprias conclusões.

COMPREENDENDO BRUNEI

Conhecido como “Morada da Paz”. É um dos países mais rico do mundo graças aos recursos de Gás Natural e Petróleo. A riqueza proveniente da exportação desses recursos permite que os cidadãos bruneianos tenham um dos mais altos padrões de vida no mundo.

Brunei | Guia para uma viagem independente Saiba tudo sobre como solicitar o visto e viajar para o país sem auxílio de agências.
Mapa de Brunei

Parte da população é composta por estrangeiros vindo da China, Índia, Malásia e Singapura que possuem contratos de trabalhos temporários na empresa petrolífera no país.

O país está divido em cinco regiões: o centro comercial de Kuala Belait, a cidade petrolífera da Seria, Tutong, Bandar Seri Begawan (BSB) e o o distrito de Temburong.

 

BruneiCLIMA

Brunei é muito úmido e, como turista, você estará explorando os lugares caminhando e portanto será MUITO quente. Quero dizer: será um calor INSUPORTÁVEL!

No período da tarde é quase impossível caminhar pelas ruas. O bom é que todos os lugares tem ar condicionado. Então, quando a temperatura subir corre para uma das cafeterias no centro da cidade e peça um café bem gelado! Já que você não encontrará bebida alcoólica sendo vendida no país.

Brunei é oficialmente um país Muçulmano. Portanto:

  • Não é vendido bebida alcoólica;
  • Não há casas noturnas ou bares;
  • Deve-se respeitar o código de vestimenta local.
A VERDADE SOBRE BRUNEI
Feira de rua em Brunei

SE VOCÊ É UMA PESSOA DE FESTA, DEFINITIVAMENTE BRUNEI NÃO É O SEU LUGAR.

Os bruneianos aproveitam seu tempo livre em casa com a família, no shopping, nas cafeterias e restaurantes locais. O país tem coisas interessantes a oferecer mas, balada não é uma delas. Se você tiver interesse em cultura e arquitetura, provavelmente irá gostar da visita a Brunei.

O MELHOR DE BRUNEI: AS PESSOAS

Brunei_Dicas
A família que conheci em Brunei

Para aproveitar o melhor da viagem até Brunei, que são as pessoas, você também precisa estar interessado em ter essa experiência.

Acompanhe a minha experiência e quem sabe você não se inspira também e corre para visitar o país?

Conheci um bruneiano no ônibus em que eu viajava de Kota Kinabalu para Brunei. Durante a viagem conversamos sobre como é sua vida no país, sobre as suas famílias. Sim, isso mesmo que você leu “famílias”. Ele tem duas. Homens podem ter até quatro esposas no país. A alegria e o orgulho de estar contando sua história era visível em seus olhos.

Dicas para Brunei
Casa onde estive hospedada na primeira noite

Quando chegamos à Bandar Seri Begawan (BSB), a segunda esposa e os três filhos o esperavam no ponto onde desembarcamos. Prestativos me deram carona até o alojamento, não há hostels no país. Por azar, ou quer dizer por sorte, o único dormitório estava lotado naquela noite. Prontamente eles ofereceram um quarto em sua casa. Eles moravam na região de cidade petrolífera da Seria.

Jantar!

Foi uma experiência incrível! Tivemos um jantar maravilhoso. As crianças estavam realmente animadas em praticar o inglês comigo e em saber mais sobre o Brasil e a nossa cultura.

Na manhã seguinte, fizemos uma viagem de duas horas de carro, o que foi suficiente para conhecer todas as quatros regiões do país, incluindo uma visita a sede da petrolífera onde eles trabalhavam e a sede militar do governo.

APROVEITE UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE EM BRUNEI

Se você está viajando pelo sudeste asiático, buscando baladas, atividades de ecoturismo, ruas movimentadas e praias paradisíacas definitivamente Brunei não será seu lugar favorito.

Em alguns momentos a sensação era de estar em um país inabitado, pelo silêncio e ausência de pessoas na rua. No inicio da manhã e no final da tarde eram os únicos momentos que eu via carros e pessoas na rua. Quando as pessoas estavam indo e/ou voltando do trabalho.

 Bandar Seri Begawan
A região de Bandar Seri Begawan

Brunei não precisa ser uma parada obrigatória. Entretanto, se planeja visitar o país, duas noites são suficientes. A visita pode ser facilmente em um dia, caso a sua viagem no sudeste asiático seja curta.

Recomendo visitar o país aproveitando um “stopover” da Royal Brunei Airline ou fazer um bate e volta de ônibus de Kota Kinabalu, a capital de Sabah, região norte do Bornéo, que pertence a Malásia. Confira este guia completo de como fazer uma viagem independente até Brunei: http://blogbrasileirosporai.com.br/2018/03/23/brunei-guia-para…gem-independente/ ‎ e boa viagem!

Bandar Seri Begawan (BSB)
Região de Bandar Seri Begawan (BSB) – Vista do único shopping do país.

Os Bruneianos são orgulhosos de seu país. O estilo de vida de Brunei raramente você encontrará em qualquer outro país. Incluí-lo no roteiro com o objetivo de estar por alguns dias longe dos movimentados lugares turísticos e, além disso, conhecer um pouco sobre a vida das pessoas em um dos países mais ricos do mundo vale a pena a visita.

Aproveite a viagem e volte para compartilhar aqui como foi a sua experiência 🙂 !!

Até o próximo post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here