0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Aescher! Esse lugar incrível existe sim e fica na Suíça, na região de Appenzell, no cantão St Gallen , na montanha de Ebenalp, numa rocha de 100 m de altura, há mais de 1.400 metros acima do nível do mar.  Não é à toa  que esse restaurante esta cada vez mais famoso , um site americano considerou – o um dos quatro restaurantes mais interessantes do mundo. A vista é simplesmente maravilhosa e espetacular.

Para chegar no Aescher – Wildkirchli é preciso pegar um teleférico para Ebenalp  no vilarejo  Wasserauen , que fica a 10 minutos de Appenzel. Nós fomos de carro e a viagem durou cerca de 1h30, partindo de Zurique, em frente a estação de trem e do teleférico tem estacionamento. Mas também pode chegar lá de transporte público. Tem trem saindo de Appenzell para Wasserauen a cada meia hora.

Local para pegar o bondinho

O teleférico leva mais ou menos 10 minutinhos para subir até Ebenalp, fomos presenteados com um dia muito lindo de sol e ali já começamos a apreciar a beleza da montanha. Ao chegar no topo seguimos a trilha Wildkirchli – Seealpsee – Wasserauen, essa trilha nos levou até o restaurante, nós só fomos até lá porque o objetivo era curtir e conhecer o lugar e almoçar por lá. Mas se você seguir a trilha vai até o lago Seealpsee (me disseram que é um dos lagos mais lindos da Suíça, já tenho uma ótima desculpa para voltar, risos ) e se você tiver folego e for bom em trilhas , pode continuar descendo depois do lago e seguindo até cidade de Wasserauen.

O pedaço da trilha que segue até o restaurante passa por uma caverna pré-histórica que é bem fria, úmida e escura (usamos a lanterna do celular para nos ajudar) fizemos uma paradinha básica para as crianças explorarem o lugar, os meus filhos adoraram. A caverna foi habitada por eremitas no século 17. Encontramos também no nosso caminho uma capela que foi construída em 1.621. Fomos seguindo a trilha ao lado da rocha, a vista do vale, daqui já é espetacular.

Mas vale lembrar que para descer essa trilha, mesmo que um pequeno pedaço é importante usar sapatos ou tênis confortáveis porque apesar de ser uma descida ela é um pouco íngreme e exige cuidado e não esqueça que se você for só até o restaurante você terá que fazer o mesmo caminho de volta, e dessa vez será uma subida. Para fazer esse pedaço da trilha levei uns 20 minutos para descer e 50 minutos para subir, mas eu estava com duas crianças.

Restaurante ao fundo

Depois de toda essa caminhada, vemos logo a nossa frente o restaurante cravado na montanha, realmente é muito lindo !  Por conta do dia ensolarado em pleno outono, o local estava muito cheio e esperamos alguns longos minutos para poder sentar e almoçar, eu queria muito uma mesa do lado de fora, mas não conseguimos, o espaço de fora não é muito grande e o jeito foi sentar no lado de dentro do restaurante.  Mas a espera foi recompensada, comi a melhor e mais gostosa batata Rösti da Suíça, para quem não conhece a bata Rösti é um prato típico Suíço e muito famoso na região de Appenzell.  Eles servem principalmente Batata Rösti com vários acompanhamentos, pode ser a porção inteira ou meia porção, o custo do prato inteiro fica em torno de 25 francos. Se vocês tiverem com criança a meia porção é ótima opção para  elas.

A famosa Batata Rösti

Então fica a dica se estiver um dia de sol e você quiser comer do lado de fora chegue cedo ou vá preparado para esperar uns poucos bons minutos, porque o restaurante não faz reservas.  Mas o bom é que o atendimento é rápido e a comida é uma delícia. Depois de comer muito e bem saímos para explorar a região ao lado do restaurante, sentamos na grama e curtimos muito o sol. Ficamos admirando o céu azul cheio de parapente coloridos, fique encantada com essa vista!

Após o descanso começamos o nosso caminho de volta!! Não tinha como não olhar para trás e não apreciar a vista linda. Ficou uma vontade enorme de voltar muitas outras vezes e aproveitar as muitas trilhas que tem por lá.

Se você morar aqui na Suíça ou estiver de visita não deixe de incluir esse lugar incrível no seu roteiro.  E não se esqueça que o Gasthaus Aescher – Wildkirchli só funciona de Maio até o dia primeiro de novembro, então programe bem a sua visita!

Dicas importantes

– O teleférico de Wasserauen até Ebenalp custa 31 CHF por pessoa a subida e a descida. Se você só for subir o custo é de 20 CHF.

– Crianças até seis anos é grátis.

– Crianças entre 6 e 12 anos paga 12 CHF (ida e volta )

– O passe Swiss Travel Pass dá 50% de desconto.

– Quem tiver Halbtax ou GA também paga com 50% de desconto

– Quem quiser conhecer mais o restaurante acesse: http://www.aescher-ai.ch/

– Para conhecer todas as atividades da montanha Ebenalp:  acesse http://www.ebenalp.ch

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, viajei nessa aventura calma e linda.
    Todos os posts da Janaína fico mais apaixonada pela Suíça que lugar incrível.
    Quero voltar pra conhecer cada pedacinho deste lugar maravilhoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here