0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Com certeza quando se fala em Havaí, ou Hawaii em havaiano, impossível não lembrar de surf, Hula Hula, colares de flores e tudo que lembra praia. Não é a toa que os Havaianos levam um ritmo de vida mais tranquilo comparado ao resto dos Estados Unidos. O local desperta a curiosidade de muita gente, mas afinal como é viajar no Hawaii?

North Shore – Hawaii

Falando um pouco de geografia, o arquipélago do Hawaii é um dos estados Isolados dos Estados Unidos (junto com Alaska, que faz fronteira com Canadá), localizado a 4 mil Km de distância do continente americano, no meio do Oceano Pacifico, composto por 19 ilhas, onde a capital Honolulu fica na ilha de Oahu, concentrando a maior parte da população do Estado. Inclusive, grande parte das menores ilhas podem somente ser visitadas com uma autorização do Exército dos USA, por isso, as 3 ilhas mais “populares” entre os turistas são Oahu, Maui e Big Island. Vale lembrar que por se tratar de um estado americano, o visto para brasileiros é obrigatório e deve ser solicitado com antecedência.

Aloha – Honolulu Airport

O Voo saiu de Los Angeles, Califórnia e aterrizou em Honolulu, demorou cerca de 4 horas e o clima havaiano ja se manifestava antes mesmo de decolar, comissários de bordos saudando os passageiros com Aloha, usando colares e arcos florais e a música havaiana ao fundo deixava o clima ainda mais a cara do lugar, tornando toda expectativa em realidade. planejar a viagem para o Hawaii não foi nenhum estresse, escolhi ficar na ilha de Oahu e conhecer ela de ponta a ponta, mas claro surfar no North Shore estava na lista.

Talvez a maior dúvida ao planejar a viagem é em relação a acomodação. Sim, o Hawaii é caro, então com certeza o maior gasto será com acomodação. Existem várias opções para todos os bolsos, Resorts, Hotéis de luxo, Hostels e também outra alternativa muito utilizada é alugar um apartamento. No meu caso tive a sorte de ter conhecidos lá, dois militares do exército dos EUA, então fiquei na casa deles por 4 noites e as outras 4 noites eu iria ficar em um hostel, porém conheci um rapaz da Micronesia que vivia no Hawaii com sua esposa havia 15 anos e tinha um apartamento sobrando e ele simplesmente deu a chave para eu ficar as 4 noites.

Perguntei o porque ele estava fazendo isso e ele me disse que gostava de Brasileiros, pois antes ele havia morado na Flórida e vivia com 2 Brasileiros que convidaram ele para visitar o Brasil, onde se hospedou de graça e estava apenas retribuindo o que os brazucas fizeram por ele. Nessas horas o orgulho de ser Brasileiro falou ainda mais alto.

Estátua de Duke Kahanamoku – Diz a lenda que se você deixar um colar você volta para o Hawaii

A ilha de Oahu é bem diferente do Sul ao Norte, enquanto o centro da cidade Honolulu ao sul é cheia de lojas de grifes e vida noturna agitada, o norte é tranquilo, valorizando a beleza natural. Porém é possível  ver um lindo pôr-do-sol tanto no sul quanto ao norte, já que se poe no oeste. Pelo fato da distância do continente, o custo de vida é bem elevado, mesmo com uma Tax Rate de 4 a 4,5% ( considerada baixa nos EUA), levar uma vida de Turista por 1 semana no Hawaii pode sair mais caro que o esperado. Restaurantes, hotéis, passeios privados cobram e muito bem por isso.

Mas nem tudo está fora do alcance, o transporte público do Hawaii é excelente, você literalmente cruza a ilha de Oahu com um ônibus gastando apenas 2.50 USD e consegue ir para todos as praias da ilha utilizando o transporte público. Além disso, é super legal ver os motoristas usando camisas florais, dizendo Aloha e Mahalo para os passageiros. Você respira Hawaii em tudo que você faz, até mesmo no McDonald o clima floral prevalece.

Se você busca mais comodidade uma outra opção é você alugar um carro. Conheci um americano de Kentucky e alugamos o carro juntos. É possível cruzar a ilha em 50 minutos, porém fazer algo correndo não é algo que remete ao estilo de vida havaiano, então fomos rodando e descobrindo cada canto da ilha.

Durante o caminho é possível ver vários vulcões inativos, formações rochosas incríveis e claro praias, impossível escolher apenas uma como favorita. Lanikai Beach fica no leste da ilha e pode ser melhor vista fazendo uma trilha para a Pillbox Hike, demora em torno de 30 minutos e a vista é de tirar o fôlego. Leve água, um lanchinho e aproveite cada segundo lá em cima.

Lanikai Beach

Hanauma Bay é uma praia paga ao sul da ilha e custa 10,00 USD o dia. Mas vale o preço, o lugar é incrível e de uma paz incomparável.

Hanauma Bay

Ainda ao sul, paramos o carro e andamos pelas rochas por cerca de 3 horas. E claro, Hawaii seguiu surpreendendo.

Sul de Oahu

E surprendendo…

Sul de Oahu

Se mesmo assim, isso não te convencer que o Hawaii é o lugar perfeito para suas férias, ai vai uma ótima dica. Toda Sexta – Feira às 17:00 no Hawaii Yacht Club (perto da praia de Waikiki ao Sul) um grupo de amigos locais organizam um passeio de veleiro para ver o pôr-do-sol e a queima de fogos de artifícios da praia de Waikiki. O preço é qualquer valor que você queira colaborar, a ideia é mesmo compartilhar e conhecer gente nova, então leve sua bebida, aproveite um passeio incrível e veja Oahu de um novo ângulo.

O passeio não é muito divulgado, mas basta você perguntar a qualquer local próximo ao Yacht Club que com certeza saberão a informação. P.S. O passeio é meio agitado, não aconselhável fazer com crianças. Há momentos que o barco fica de lado, o movimento do barco pode assustar um pouco, mas vale a experiência para quem gosta de um pouco mais de emoção.

Passeio de barco a vela – Waikiki

Falando um pouco da gastronomia: Uma mistura de sabores! Isso porquê o Hawaii é uma fusão de etnias, Japoneses, Filipinos, Americanos, Polinésios e até Portugueses. Então a sua gastronomia é bastante variada, rica em cereais, frutos do mar e muita fruta. Os dois pratos mais tradicionais do Hawaii são: Poke e Pamea’ai. Poke é uma forma de servir o peixe que baseia-se em deixa-lo em sais marinhos naturais e servi-lo crú e Pamea’ai é uma espécie de um Prato Feito, servido tradicionalmente com duas porções de arroz, salada de macarrão, uma porção de carne e Poke. O preço depende muito do restaurante, mas você pode encontrar um bom “PF” por 11,00 USD no centro de Waikiki.

Se você estiver viajando com familia ou amigos uma ótima opção é passar o dia a beira mar no Fort Derussy Beach Park. O próprio parque possui churrasqueiras para você desfrutar de toda a estrutura do local. Banheiros, quadras de volley de praia, um imenso gramado, sem contar a praia a sua frente. E o melhor, totalmente gratuito. Então acorde cedo e aproveite o dia em Waikiki.

Sunset Waikiki Beach

NORTH SHORE

Após 5 dias explorando várias partes da ilha eu não tinha pisado no North Shore ainda. Continuei passando a noite na casa de meus conhecidos, mais ao centro da ilha. Porém acordei cedo os outros 3 dias, fazia minha mochila, colocava o fone de ouvido com uma playlist de Jack Johnson e aproveitava o dia todo no North Shore em alguma praia. North Shore é composta por diversas praias, as mais famosas são Banzai Pipeline, Sunset Beach e Haleiwa. Passei maior parte do tempo em Sunset Beach pois não podia deixar de surfar. Haleiwa é o centro de North Shore, várias lojinhas locais e para quem gosta de fotografia, Clark Little tem uma galeria de exposição lá e se você tiver sorte, pode até encontrar ele. Não tive essa sorte, mas valeu a visita.

Se durante o dia bater a fome, entre Waimea Bay e Kawela Bay (Kamehameha Highway) há diversos food-trucks, que servem comida Havaiana, Tailandesa, Vietnamita e até mesmo o nosso Guaraná com uma coxinha feita por mãos brasileiras.

Quando eu decidi ir para o Hawaii eu estava morando na India e não pude ir com meus equipamentos de surf pois havia deixado no Brasil. Alugar ou até mesmo comprar é possível, tudo depende do quanto você queira desembolsar para isso. Alugar uma prancha ficou em torno de 25 USD por dia.

North Shore – Sunset Point

A experiência no North Shore é algo muito diferente comparado ao Sul, você se sente muito mais conectado ao lugar, se você gosta de natureza e umas férias baseada em camisa floral, bermuda e chinelo, north shore é o seu lugar.

Como surfista recomendo obviamente passar mais tempo no North Shore que ao sul da ilha, como viajante vale visitar cada canto de Oahu e desfrutar de beleza natural, vida noturna e deixar que a vibe ALOHA transborde durante sua viagem.

MAHALO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here