
“…aqueles que procuram o paraíso na Terra, devem vir a Dubrovnik…“
Dubrovnik fica no sul da costa croata do Mar Adriático. É o centro cultural, econômico, urbano, administrativo e educacional do sul da região da Dalmácia e Distrito de Dubrovnik – Neretva. O centro da cidade fica dentro das muralhas de 2 km de extensão e em 1979 foi proclamada Patrimônio Mundial da Unesco.

Explorando as ruas estreitas e cheias de lendas, encontra-se dentro da história da cidade que começou no século VII, ou até mais cedo, de acordo com as últimas investigações. Apesar da história turbulenta, Dubrovnik conseguiu manter todo o seu brilho dentro das muralhas magníficas, igrejas católicas, palácios e fontes medievais. Dubrovnik encantou e ainda encanta escritores e artistas do todo o mundo, que não se cansaram de elogiar a cidade. O famoso George Bernard Shaw estava enamorado desta bonita cidade, acerca da qual disse: “aqueles que procuram o paraíso na terra devem vir a Dubrovnik”, enquanto Lord Byron a descrevia como “Pérola do Adriático”.


Nunca diriam que uma cidade de 6000 habitantes na Idade Média de 1358 a 1808 era uma república independente precipitando um rápido crescimento. Enquanto a região estava ocupada a estabelecer o seu estatuto independente, no âmbito das muralhas da cidade, o povo aglomerou-se abundantemente, defendendo-se corajosamente de poderosas armadas principalmente venezianas. Foi durante esta época que Dubrovnik adquiriu o estatuto de cidade inexpugnável.
A farmácia de 1317
Dubrovnik esconde também uma das farmácias mais antigas no mundo com os produtos da melhor qualidade, a primeira quarentena no mundo, um dos primeiros esgotos e aquedutos no mundo.

República Ragusina
Depois de dar uma volta pelas ruelas da cidade, recomendo visitar os monumentos mais importantes, a maioria construída na época da República. Em plena praça principal de Luža encontra-se a coluna de Orlando, a personagem do lendário cavaleiro da época medieval, mostrando todo o orgulho e liberdade da República Ragusina. No mesmo lugar a igreja do nosso padroeiro São Brás sauda a todos que entram na cidade pela porta Ploče. Perto da praça principal localiza-se o Palácio do Reitor, o monumento secular mais importante bem proporcionado, templo da nossa história, misturado pelos vários estilos. De outro lado da igreja, fica situado o único palácio que sobreviveu o grande terramoto em 1667, hoje atrativa pela aparência original para os noivos que casam no interior. A Catedral que foi onstruída no início do século XVIII, esconde um dos tesouros mais ricos com 183 relicários de vários santos.

Não percam a oportunidade de ver “linđo”, a dança folclórica mais popular na região de Dubrovnik desde o século XIX. A dança é interessante pelo instrumento chamado “lijerica” que existe só aqui. A praça mais original da cidade por causa da presença da vida cotidiana e onde realmente podem ver os croatas é a Praça de Gundulić com o mercado público e os produtos saborosos como figos secos, casquinhas de laranja açucaradas, mel, aguardente, amêndoas açucaradas, azeite, lavanda, vinho… tudo uma delícia!

Quando ir?
A maioria de turistas admira às belezas da cidade na temporada alta, em julho e agosto, quando além no conteúdo turístico, pode desfrutar no festival mais conhecido na Croácia – Festival de Verão de Dubrovnik (10 de julho – 25 de agosto), com peças de teatro, folclore, concertos que têm lugar nos palácios e fortalezas da cidade. Mas como Dubrovnik é a cidade com mais de 7 meses da temporada turística, podem vir em outra época também. Por exemplo, no inverno está tudo deserto, mas com muitas lojas/restaurantes/hotéis fechados, na primavera e em outono bem na medida para curtir bastante mas com o mar ainda frio. Se tivesse que escolher um mês só para escolher, seria setembro – ainda temos temperaturas agradáveis para curtir praias e mar azul turquesa, mas sem o calor de verão e com menos turistas na cidade.


Se ainda forem na época quando provavelmente não vão curtir praias e o Mar Adriático limpíssimo, não fiquem tristes porque temos outras manifestações e eventos que podem aproveitar. Uma delas é o Good Food Festival, festival de comida em Outubro onde têm uma série de workshops e apresentações, jantares temáticos, programas para crianças, degustações de vinhos regionais premiados e pratos tradicionais, tanto da cozinha croata quanto da internacional, a comida saudável e produtos caseiros da feira, para criar um programa rico da gastronomia local. Nós comemos muuuuito peixe, enquanto no interior come-se mais carne, principalmente cordeiro. Mais uma delícia que vão adorar são trufas, que crescem na região de Ístria. Já estão com a água na boca?

A terra dos Lannisters
Para o final, o que vão encontrar imperdivelmente em Dubrovnik são as locações da série mais popular no mundo que foi filmada aqui 6 temporadas e em fevereiro voltam para filmar a última. Trata-se de Game of Thrones, que atinge recordes de audiência no canal HBO com mais de 13 milhões de espectadores. Além disso, em Dubrovnik foi filmado Star Wars: The Last Jedi e o novo Robin Hood cujo produtor é Leonardo DiCaprio.


A escada do Mosteiro Dominicano do s. XV onde foi filmada a segunda temporada de GoTE aí, com tudo descrito, precisam de mais algum motivo para nos visitar já este ano? Sejam todos bem-vindos à Croácia!
