Dubrovnik: a famosa Pérola do Adriático

Dicas de uma local que fala português

0
1128
Porto antigo de Dubrovnik
0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Praias lindas de Dubrovnik

“…aqueles que procuram o paraíso na Terra, devem vir a Dubrovnik…“

Dubrovnik fica no sul da costa croata do Mar Adriático. É o centro cultural, econômico, urbano, administrativo e educacional do sul da região da Dalmácia e Distrito de Dubrovnik – Neretva. O centro da cidade fica dentro das muralhas de 2 km de extensão e em 1979 foi proclamada Patrimônio Mundial da Unesco.

As muralhas de Dubrovnik

Explorando as ruas estreitas e cheias de lendas, encontra-se dentro da história da cidade que começou no século VII, ou até mais cedo, de acordo com as últimas investigações. Apesar da história turbulenta, Dubrovnik conseguiu manter todo o seu brilho dentro das muralhas magníficas, igrejas católicas, palácios e fontes medievais. Dubrovnik encantou e ainda encanta escritores e artistas do todo o mundo, que não se cansaram de elogiar a cidade. O famoso George Bernard Shaw estava enamorado desta bonita cidade, acerca da qual disse: “aqueles que procuram o paraíso na terra devem vir a Dubrovnik”, enquanto Lord Byron a descrevia como “Pérola do Adriático”.

Palácio Sponza
Atrium do Palácio Sponza, um dos mais bonitos de Dubrovnik
Palácio de Reitor
Palácio de Reitor, antiga prefeitura

Nunca diriam que uma cidade de 6000 habitantes na Idade Média de 1358 a 1808 era uma república independente  precipitando um rápido crescimento. Enquanto a região estava ocupada a estabelecer o seu estatuto independente, no âmbito das muralhas da cidade, o povo aglomerou-se abundantemente, defendendo-se corajosamente de poderosas armadas principalmente venezianas. Foi durante esta época que Dubrovnik adquiriu o estatuto de cidade inexpugnável.

A farmácia de 1317

Dubrovnik esconde também uma das farmácias mais antigas no mundo com os produtos da melhor qualidade, a primeira quarentena no mundo, um dos primeiros esgotos e aquedutos no mundo.

Mosteiro Franciscano
Claustro do Mosteiro Franciscano com a farmácia de 1317

República Ragusina

Depois de dar uma volta pelas ruelas da cidade, recomendo visitar os monumentos mais importantes, a maioria construída na época da República. Em plena praça principal de Luža encontra-se a coluna de Orlando, a personagem do lendário cavaleiro da época medieval, mostrando todo o orgulho e liberdade da República Ragusina. No mesmo lugar a igreja do nosso padroeiro São Brás sauda a todos que entram na cidade pela porta Ploče. Perto da praça principal localiza-se o Palácio do Reitor, o monumento secular mais importante bem proporcionado, templo da nossa história, misturado pelos vários estilos. De outro lado da igreja, fica situado o único palácio que sobreviveu o grande terramoto em 1667,  hoje atrativa pela aparência original para os noivos que casam no interior. A Catedral que foi onstruída no início do século XVIII, esconde um dos tesouros mais ricos com 183 relicários de vários santos.

Dubrovnik
Catedral de Dubrovnik

Não percam a oportunidade de ver “linđo”, a dança folclórica mais popular na região de Dubrovnik desde o século XIX. A dança é interessante pelo instrumento chamado “lijerica” que existe só aqui. A praça mais original da cidade por causa da presença da vida cotidiana e onde realmente podem ver os croatas é a Praça de Gundulić com o mercado público  e os produtos saborosos como figos secos, casquinhas de laranja açucaradas, mel, aguardente, amêndoas açucaradas, azeite, lavanda, vinho… tudo uma delícia!

Feira

Quando ir?

A maioria de turistas admira às belezas da cidade na temporada alta, em julho e agosto, quando além no conteúdo turístico, pode desfrutar no festival mais conhecido na Croácia – Festival de Verão de Dubrovnik (10 de julho – 25 de agosto), com peças de teatro, folclore, concertos que têm lugar nos palácios e fortalezas da cidade. Mas como Dubrovnik é a cidade com mais de 7 meses da temporada turística, podem vir em outra época também. Por exemplo, no inverno está tudo deserto, mas com muitas lojas/restaurantes/hotéis fechados, na primavera e em outono bem na medida para curtir bastante mas com o mar ainda frio. Se tivesse que escolher um mês só para escolher, seria setembro – ainda temos temperaturas agradáveis para curtir praias e mar azul turquesa, mas sem o calor de verão e com menos turistas na cidade.

Mar cristalino
Praias escondidas

Se ainda forem na época quando provavelmente não vão curtir praias e o Mar Adriático limpíssimo, não fiquem tristes porque temos outras manifestações e eventos que podem aproveitar. Uma delas é o Good Food Festival, festival de comida em Outubro onde têm uma série de workshops e apresentações, jantares temáticos, programas para crianças, degustações de vinhos regionais premiados e pratos tradicionais, tanto da cozinha croata quanto da internacional, a comida saudável e produtos caseiros da feira, para criar um programa rico da gastronomia local. Nós comemos muuuuito peixe, enquanto no interior come-se mais carne, principalmente cordeiro. Mais uma delícia que vão adorar são trufas, que crescem na região de Ístria. Já estão com a água na boca?

Festival de Inverno

A terra dos Lannisters

Para o final, o que vão encontrar imperdivelmente em Dubrovnik são as locações da série mais popular no mundo que foi filmada aqui 6 temporadas e em fevereiro voltam para filmar a última. Trata-se de Game of Thrones, que atinge recordes de audiência no canal HBO com mais de 13 milhões de espectadores. Além disso, em Dubrovnik foi filmado Star Wars: The Last Jedi e o novo Robin Hood cujo produtor é Leonardo DiCaprio.

Fortaleza Lovrijenac onde foi filmado Game of Thrones
Filmagem de Star Wars na rua principal

A escada do Mosteiro Dominicano do s. XV onde foi filmada a segunda temporada de GoTE aí, com tudo descrito, precisam de mais algum motivo para nos visitar já este ano? Sejam todos bem-vindos à Croácia!

Dubrovnik

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here